Entrevista- E. Samuel

E. Samuel
As Quatro Portas do Tesouro - Em Busca do Amuleto de Aloni
www.asquatroportasdotesouro.com
Primeiramente, gostaria de agradecer à Ana Carolina pelo carinho e pela oportunidade de estar aqui batendo um papo com vocês. É um prazer fazer novas amizades e, por favor, deixem um recadinho ou me visitem lá no Facebook pra falar um oi!

De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais? 

Meus personagens vêm, basicamente, da minha imaginação, e acabam crescendo e se desenvolvendo à medida em que a história se desenrola. Eles são fictícios, mas têm características de pessoas que eu conheço ou conheci no passado. Me inspiro em pessoas reais para construí-los, mas eles não são nunca uma única pessoa, acabam sendo uma mistura!

Que tipo de escritor/livro te influenciou?

Muitos escritores me influenciaram e influenciam até hoje. Sou uma pessoa bastante eclética em termos de leitura: gosto de ler de tudo! Para os meus livros de aventura e fantasia os autores que mais me influenciam são aqueles que eu lia quando criança, como Marcos Rey, João Carlos Marinho, J. M. Simmel, Georges Simenon, entre outros. Gosto também de vários autores da atualidade, como J. K. Rolling, Rick Riordan, Jeff Kinney, para citar alguns, mas acho que o meu estilo mesmo se desenvolveu influenciado pelos autores mais antigos. Quando estou escrevendo, eu procuro ler livros no mesmo gênero daquilo que estou trabalhando, pois isso também serve de inspiração.

De seu livro qual personagem é o seu favorito? Por quê? O que ele significa para você?

Da série As Quatro Portas do Tesouro, um dos meus personagens favoritos é o Júlio, porque ele começou pequenininho, mal sendo notado, e acabou crescendo e me conquistando, junto com vários leitores. Eu gosto do Júlio porque acho que ele representa um monte de pessoas que estão por aí, que são consideradas meio nerd, que não aparecem muito, mas que têm um super potencial. Na história, o Júlio aprendeu muita coisa sobre si mesmo e mostrou pra todo mundo do que ele é feito, por isso acho que ele cativou um pedacinho especial no meu coração. Isso é importante pois, para mim, mostra aos leitores essa capacidade que todos nós temos dentro de nós mesmos, e eu espero que as pessoas possam se inspirar nele e lutar para superar seus próprios limites!

Você utiliza algum material como referência para escrever, ou é pura e simplesmente inspiração momentânea?

Normalmente não uso nenhum material específico, mas tudo ao meu redor serve como fonte de inspiração. Por exemplo, no segundo livro da série As Quatro Portas do Tesouro, que se chama O Resgate de Althea, eu me inspirei num joguinho de mitologia, que meus filhos haviam ganhado na época em que imaginei a história, para criar os monstros que aparecem no livro. Eu também costumo pesquisar sobre lendas e histórias antigas de vários lugares, mas isso vai acontecendo conforme vou sentindo necessidade durante a escrita.

Como começou sua paixão pelos livros? 

Eu me lembro até hoje exatamente como comecei a gostar de ler e posso apontar dois culpados: meu irmão e o Marcos Rey! Meu irmão, que naquela época não gostava muito de ler, deixou o livro O Mistério do Cinco Estrelas, do Marcos Rey, rodando pela casa, pois ele tinha que ler para a escola. Eu, um dia, peguei o livro e resolvi tentar ler. Eu devia ter uns 9 anos, mais ou menos e adorei! Achei tão bom que, mal terminei, comecei a ler novamente e novamente, até que meus pais perceberem que eu estava lendo o mesmo livro um milhão de vezes e resolveram me levar à uma livraria para comprar alguns livros novos. Daí pra frente a minha paixão pela leitura só cresceu e vive até hoje!

De todos os livros que você já leu, existe algum personagem preferido? Qual? 

Acho que não tenho um personagem favorito, normalmente me apego mais à história como um todo e não a um personagem em particular. Um único personagem que posso citar e que me marcou, é o inspetor Maigret, dos livros do Georges Simmenon. Eu adorava a maneira como ele pensava e agia! Acho que ele realmente é o único!

Quando publicou o seu livro sentiu algum medo? E qual foi? 

Muitos! Sentia medo de que ninguém fosse ler o livro, de que as pessoas não fossem gostar! Sou tímida, e pra mim é difícil falar em público, quase morri do coração quando tive que dar uma entrevista ao vivo numa rádio em Toronto, no Canadá! Mas todos esses medos me fazem aprender mais, tentar mais, portanto não são necessariamente coisas ruins.

Qual é o seu escritor preferido dentro de cada gênero literário?

Já citei nas outras perguntas alguns dos meus preferidos da infância, agora vou falar um pouco dos mais atuais. Como disse, sou eclética em termos de leitura e acabo lendo um pouco de tudo. Não tenho um gênero ou um autor que posso considerar o meu favorito. Também estou sempre procurando conhecer novos autores e me aventurar em novos estilos. Dos livros infanto-juvenis, posso citar novamente J. K. Rolling e Rick Riordan como meus dois favoritos. Duas autoras que conheci há não muito tempo são a Gillian Flynn e a Liane Moriarty, que são ótimas nos thrillers psicológicos. Outra que eu li há pouco tempo e que também adorei foi a Jodi Picoult, mas num estilo diferente. Para os romances, adoro o Nicholas Sparks! Mas também gosto de ler os clássicos, como Tolstoy e Camilo Castelo Branco, que escreveram dois dos meus livros favoritos!

Que mensagem você gostaria de mandar para seus leitores?

Gostaria, primeiramente, de agradecer a todos que estão lendo o meu livro, me mandando recadinhos dizendo o quanto gostaram e falando dele por aí! Quando um autor escreve um livro, ele faz apenas metade do trabalho. A outra metade só se completa quando esse livro é lido, e são os leitores que fazem isso, trazendo o livro à vida! Portanto, tenho apenas a agradecer a todos aqueles que, em meio a tantas opções, escolheram o meu livro para ler! Muito obrigada!
  Se você já leu e já se divertiu, por favor fale para os seus amigos, indique o livro para que outras pessoas possam conhecer também.
  Em segundo lugar, gostaria de convidar a todos que ainda não conhecem Em Busca do Amuleto de Aloni para virem se divertir com a gente!

Tem algum livro que você acha que todos seus leitores devem ler? Qual? 

Sim! Em Busca do Amuleto de Aloni! J Claro que eu indico o meu livro para que todos leiam, afinal, ele é, sem dúvida, o livro mais especial pra mim! Brincadeira à parte, acho que como leitores, temos que tentar coisas novas, portanto, aventure-se, conheça algo novo! É difícil indicar um livro específico que todos devam ler, pois acho que a leitura é uma coisa particular, que depende do momento que a gente está vivendo, portanto não saberia indicar um livro em particular, meu conselho seria: leia tudo o que você tiver a oportunidade!

Como está sendo o processo de divulgação do seu trabalho? 

Como ainda não tenho uma editora no Brasil, todo a divulgação está sendo feita exclusivamente por mim. Graças a Deus o livro está sendo muito bem recebido e tenho recebido muitos comentários positivos sobre ele. Eu tenho feito parcerias e também contado com a ajuda dos meus leitores que querem ver o livro sendo publicado no Brasil! Como vocês já sabem, o segundo livro da série, O Resgate de Althea, já está pronto, mas eu gostaria de lança-lo através de uma editora comercial no Brasil, portanto tenho trabalhado nesse sentido. 

Se você gostaria de ajudar, pode curtir a minha página no Facebook e chamar seus amigos para curtirem também:www.facebook.com/asquatroportasdotesouro, pode me seguir no Instagram, se quiser: @e._samuel e acrescentar o livro no Skoob:https://www.skoob.com.br/livro/387490ED438599.
Tudo isso ajuda na divulgação, mas a maior ajuda é realmente falar do livro: se você leu e gostou, fale para os seus amigos, fale nos grupos de leitores, recomende!

O que mais te impulsionou pra chegar até aqui?

Acho que esse meu caminho tem sido uma jornada longa, mas cheia de aprendizado. O que mais me impulsiona é o amor que eu tenho pelo que faço e a vontade que eu tenho de ver isso dar certo. Eu adoro escrever e é o que quero fazer para o resto da minha vida, portanto, a cada dia, me encho de esperança e força de vontade para continuar lutando pela minha chance. Graças a Deus, conto com a ajuda e apoio das pessoas que me rodeiam e que acreditam!

Se algum blog quiser fechar parceria com você, qual é o seu critério, ou seja, o que o blog precisa ter para que isso aconteça? 

De vez em quando eu abro algumas vagas para parcerias com blogs literários. Infelizmente, não tenho como fazer parceria com todo mundo, pois tenho um número limitado de livros que posso dar como cortesia (se você tem interesse de fazer parceria sem receber um livro, pode me enviar uma mensagem pelo formulário de contato do meu site: www.asquatroportasdotesouro.com). No momento, estou num intervalo, mas devo reabrir em breve. Se você tem interesse em ser meu parceiro no futuro, siga meu Instagram e minha página no Facebook, pois é por lá que eu comunico todas as novidades, inclusive abertura de novas parcerias.

O mais importante para mim numa parceria é que esse parceiro esteja realmente interessado em divulgar e crescer junto comigo e não apenas interessado em ganhar um livro (é triste, mas muitos estão realmente só interessados nisso). Procuro parceiros que se disponham a investir seu tempo e esforço junto comigo. A maioria dos meus parceiros acabam se tornando meus amigos e é isso que eu quero!



9 comentários:

  1. Olá! AMei a capa desse livro! Não conhecia a autora e gostei bastante da entrevista, gostei de conhecer seus autores preferidos e as inspirações. AMo fantasia e com certeza o livro me chamou atenção, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai? Eu nunca ouvi falar desse livro, muito menos da autora mas adorei o projeto da entrevista e as perguntas: bem formuladas e muito bem respondidas. É um prazer conhecer a obra! Beijos
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  3. que legal a entrevista... achei bacana quando ela fala sobre a construção dos seus personagens, que remetem a colchas de retalhos de pessoas que ela conhece ^^
    as influências dela são legais tbm, amo Marcos Rey e curto o personagem Maigret, de Simenon :D
    bjs... e sucesso a autora...

    ResponderExcluir
  4. Oie
    muito legal a entrevista e foi ótimo saber como a autora começou a ler de verdade, comigo foi por causa do Pedro bandeira hahaha muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Que baita entrevista hem! Gostei muito das respostas dela. Bem centrada e simpática!
    Eu não conhecia a autora, mas gostei bastante dela!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Ola! Adoro entrevistas, porque assim sabemos de tudo, de onde vieram ps personagens, o mundo que ele criou para a premissa do livro. A capa é linda e gostei da premissa! Ótima entrevista anjo!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  7. EU não conhecia a autor, mas pela sua entrevista eu vi que o que ela escreve me interessa muito como leitora. Adorei!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu já li O Amuleto de Aloni e gostei muito, a escrita da autora é muito fluida e gostosa de ler. Adorei a entrevista, assim pude saber melhor dela.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas gostei muito da entrevista. Pude saber quais foram as intenções dela, seu processo de escrita e suas influências. Acho muito legal quando o amor pela literatura surge assim, quando repentinamente lemos um livro e acabamos nos encantando por ele. Minha história foi muito semelhante à dela... peguei um livro do Pedro Bandeira quando criança sem muito esperar e, pronto, não podia mais ficar sem um livro em mãos. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal